Up

Boletins Mensais

IV CONVERSAÇÕES DE CALA FIGUERA e V ULTREIA MUNDIAL

Com o mesmo intuito e com a mesma alegria de se saberem amados por Deus, os amigos e entusiastas de Cursilhos e dos seus iniciadores, e em particular os amigos de Eduardo Bonnín Aguiló, celebraram de 5 a 8 de maio deste ano, as “IV Conversações de Cala Figuera”. O evento decorreu em Cala Millor, no Auditório Sa Mániga, São Lorenzo del Cardessar, na ilha espanhola de Maiorca. .........

V ULTREIA MUNDIAL - FÁTIMA 2016

Amigos e Amigas Cursilhistas, por termos recebido alguns pedidos de esclarecimentos, aproveitamos a publicação do nosso boletim deste mês para darmos algumas informações sobre a V ULTREIA MUNDIAL, que como todos sabemos decorrerá em Fátima, Portugal, no próximo ano de 2017, no mês de maio.

Em relação à hospedagem, e porque esperamos que muitos Cursilhistas de todo o mundo possam partilhar e conviver connosco este evento, e também por questões logísticas, o OMCC não irá fazer marcações de hospedagem para ninguém. Contudo, na tentativa de podermos dar a melhor colaboração possível, anexamos neste boletim uma lista de locais de hospedagem na zona de Fátima, para que possam fazer contactos no sentido de marcarem a hospedagem e acertarem igualmente os pacotes que melhor lhes convierem.

No que diz respeito à inscrição/credencial para participação, informamos que, por questões logísticas, todas as inscrições devem ser feitas através dos Secretariados Diocesanos ou dos Secretariados Nacionais de cada país (o que for mais oportuno para cada caso). Os respetivos secretariados devem depois informar, através do email: omcc.secretary@gmail.com (conforme está descrito no boletim de julho de 2016 do OMCC) do número de pessoas que vão estar presentes, bem como o nome de cada uma delas, recebendo em resposta um código (que devem mencionar na transferência) e o valor que devem depositar. Devem ainda indicar o nome de um responsável por grupo para depois ser mais fácil a distribuição das respetivas credenciais no local. O passo seguinte será fazerem o respetivo pagamento total das credenciais, através de depósito na conta bancária do OMCC, (que indicamos e relembramos no final deste texto) mencionando o código fornecido, que identificará o país e o grupo. Depois de feita a respetiva transferência bancária, devem enviar um correio eletrónico (email) confirmando o pagamento para omcc.treasurer@gmail.com.

Ainda de acordo com o publicado no boletim de julho de 2016 do OMCC, onde também podem conferir todo o programa, as inscrições devem ser feitas até 31 de janeiro de 2017 através de omcc.secretary@gmail.com e o pagamento das credenciais também deve ser feito até dia 31 de janeiro de 2017. O custo das participações nas manhãs dos dias 5 e 6 de maio tem um custo de 5€ (cinco euros) e a credencial para a Ultreia tem um custo de 10€ (dez euros).


Dados para a transferência, depois de receberem o valor da totalidade a transferir e o código:

IBAN: PT50003503040001444380080
BIC: CGDIPTPL
TITULAR/NOMBRE: FAUSTO JORGE CARVALHO DAMASO

Informamos ainda que a V ULTREIA MUNDIAL não coincide com as datas das comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, que decorrem na semana seguinte.

Continuamos ao dispor para qualquer esclarecimento que considerem necessário.

... no boletim a listagem de hotéis e casas de retiro em Fátima ...

DE COLORES! ... com um abraço de AMIZADE, até Fátima em 2016.

REUNIÃO INTERNACIONAL DO OMCC - CIENFUEGOS - CUBA - 17 e 18 de Junho de 2016

CONCLUSÕES

Reunidos em Cienfuegos – Cuba os quatro Grupos Internacionais e o Comité Executivo do OMCC, após os dois dias de trabalho, os presentes acordaram por consenso as seguintes conclusões:

1 – Foi com muita alegria que nos encontramos em Cuba, no lugar em que, em 1998 depois da visita do Papa S. João Paulo II, se realizaram os primeiros cursilhos deste País, na diocese de Cienfuegos onde desde então já se realizaram quase cem cursilhos e milhares de pessoas tiveram oportunidade de se encontrarem com Cristo e com a Sua Igreja.
Rogamos ao Senhor que, com o trabalho de todos e a ajuda do Espirito Santo, rapidamente os cursilhos se difundam pelo resto deste País e do seu maravilhoso povo.

V Ultreia Mundial

4,5 e 6 de Maio de 2017

“É a hora dos Cursilhos”

“Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça!” (Mt 11, 15)

«O Movimento de Cursilhos de Cristandade nasceu na década de quarenta, num dos mais conturbados períodos da História da Humanidade, numa Europa devastada pela guerra, num mundo atribulado pela desordem, ávido de paz e cada vez mais ignorante das coisas de Deus.

Nessa época os cursilhos foram uma resposta adequada para os desafios que se viviam na Europa sobretudo face à crescente descristianização que então se verificava.

Não foi tarefa, nem fácil, nem sempre bem entendida, mesmo dentro da Igreja, pois o MCC por esses anos foi vanguarda (e como sabemos a vanguarda tem de renovar e para isso tem de ser revolucionária).

O MCC antecipou em largos anos muito do que se veio a tornar realidade na Igreja com o Concílio Vaticano II. Foi vanguarda e por isso cresceu e deu fruto.

A Páscoa é momento central da nossa fé: Jesus vence a morte e o pecado.
Inaugura-se para toda a Humanidade um tempo novo, onde já podemos viver segundo o sonho de Deus. Estão derrotadas todas as forças que impedem uma vida verdadeiramente humana e feliz.
Ao longo destes cinquenta dias, da Páscoa ao Pentecostes, louvamos a Deus pelas coisas belas que Ele fez em Jesus e na nossa vida.
Fortalecemos a nossa fé neste Deus maravilhoso.
Deixamos que a intensidade desta experiência vá moldando a nossa maneira de ser.
Uma Santa Páscoa para todos!

O Pontificium Concilium pro Laicis (PCL), organismo da Santa Sé responsável pela tutela da acção dos leigos na
Igreja, organiza de oito em oito anos um congresso que congrega os mais importantes e significativos
movimentos e novas comunidades laicas de todo o Mundo.

Mais uma vez o nosso Boletim conta com a colaboração de um Grupo Internacional. Essa colaboração enriquece o conteúdo e permite uma proximidade maior de todos os cursilhistas às estruturas que os representam.
Nesta edição iremos ter o contributo do NACG que abaixo publicamos.

ENCONTRO DO GECC – Freising (Alemanha)

ALGUMAS NOTAS SOBRE O ENCONTRO GECC FREISING 2016

A data: Reunimo-nos nos dias 7 a 10 de Abril, em tempo de Páscoa. Talvez não tenha sido um acaso, estávamos convocados enquanto celebrávamos o triunfo do Senhor Ressuscitado. Ele tem que estar unido ao nosso Movimento, com Ele enfrentamos a nossa missão, com Ele caminhamos até aos outros...

A sede: Freising, sede original da diocese actual, Freising-Munique. Uma cidade pequena, antiga, muito bonita, a poucos quilómetros do grande núcleo urbano de Munique. Para além disso tem a fábrica de cerveja mais antiga do mundo! Ficámos alojados na Pallotti Hauss, casa da Família Palotina, fundada por Vicente Pallotti, sacerdote italiano, no século XIX.

Os participantes: 47 dirigentes de 11 Secretariados Nacionais dos que formam o GECC. Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, Gibraltar, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal e República Checa. A grande novidade foi a participação, pela primeira vez num Encontro do GECC, de uma representação do MCC da África do Sul, nossos irmãos Karon e Rob.

Graças à generosidade dos cursilhistas de Munique, que custearam a grande viajem desde a África do Sul, pudemos disfrutar da sua presença, do seu entusiasmo pelo MCC, do maravilhoso caminho que está sendo percorrido construindo o Movimento em África...

Tal como foi anunciado, o nosso Boletim passa a partir deste mês a contar com a colaboração dos Grupos Internacionais. Essa colaboração irá enriquecer o conteúdo e permitir uma proximidade maior de todos os cursilhistas às estruturas que os representam. Nesta edição iremos ter o contributo do GECC que abaixo publicamos.

BOLETIM VOLTA A SER MENSAL

Queridos Amigos e Irmãos
Na reunião do Organismo Mundial realizada em Fátima no passado mês de Setembro, por sugestão dos Grupos Internacionais, o Boletim do OMCC a partir do inicio de 2015 volta a ser publicado mensalmente.

ULTREIA!

O mês de Maio é todo ele dedicado à Virgem Maria. Em Portugal essa devoção é assumida de uma forma muito profunda e sentida.

Que cada um reserve já na sua agenda o dia 6 de Maio de 2017 para que todos possam estar presentes em Fátima na V ULTREIA MUNDIAL!

Setembro foi um mês muito importante para a Organização Mundial e para todo o Movimento, pois que em Fátima, nos dias 12 e 13, se realizou uma reunião com os Grupos Internacionais onde foram transmitidas informações de enorme repercussão e se tomaram decisões que irão orientar o MCC nos próximos anos.

De acordo com o previsto no VII Encontro Mundial de Novembro de 2013, uma Comissão está a ultimar a nova redacção do Ideias Fundamentais...

IDEIAS FUNDAMENTAIS – “Expressão oficial do MCC”

Reflexão do Presidente do Comité Executivo do OMCC sobre a nova redacção do Ideias Fundamentais, apresentada na reunião do GECC, realizada em Freising – Munique – Alemanha,
na primeira semana de Abril de 2016:

O livro

O movimento de Cursilhos de Cristandade nasceu nos anos quarenta, em Palma de Maiorca, num dos períodos mais turbulentos da história da humanidade, numa Europa arrasada pela guerra, num mundo cheio de desordem, ávido de paz e cada vez mais ignorante das coisas de Deus.

Durante as primeiras décadas o Movimento foi crescendo e implementando-se nos cinco continentes, em mais de cinquenta países.
(Hoje está presente e activo em cinquenta e oito países.)

No entanto, as diferenças e divergências sobre os objectivos do MCC que ocorreram nesses dias levaram a que no III Encontro Mundial, celebrado em Maiorca, em 1972, se iniciasse um processo que permitiu a publicação, em 1974, de uma primeira versão do “Ideias Fundamentais".

Nem sempre os primeiros passos são os mais importantes mas seguramente serão os mais difíceis.

Tendo iniciado a nossa missão como membros do Comité Executivo no passado dia 1 de Janeiro, temos encontrado algumas dificuldades em nos situarmos e sobretudo em utilizarmos as “ferramentas” adequadamente.

É por isso que este Boletim só é publicado nesta data com um atraso de que nos penitenciamos. Mas, “mais vale tarde do que nunca” como se costuma dizer em Portugal.

Quando num Cursilho se encontra Jesus, e se descobre que o Senhor nos ama a todos, mesmo quando a nossa vida parece não ter qualquer mérito, não é possível calar o entusiasmo que nos invade.

Num Cursilho fazemos grandes descobertas, as nossas fraquezas e limitações mas também a nossa vocação, os outros e a Igreja, os nossos ambientes... mas a maior de todas as descobertas é o amor de Cristo!

PALAVRAS DO ASSESSOR ESPIRITUAL DO COMITÉ EXECUTIVO

Discurso proferido por D. Francisco Senra Coelho, Assessor Espiritual do Comité Executivo do OMCC aquando da apresentação mundial do livro Ideias Fundamentais.

Por ser um momento histórico, importante, transcende uma dimensão doméstica do nosso movimento, e a minha reflexão vai numa preocupação de Igreja. Um carisma é sempre um dom de Deus ao serviço dos irmãos, da Igreja. Um carisma fundacional assume contornos comunitários e institucionais muito concretos. E aparece normalmente consignado com a necessária renovação da Igreja, levando-a sempre de novo ao Evangelho e ao serviço salvífico da humanidade. Foi assim desde o seu início. De tal modo, os mártires assumiram o carisma da fidelidade a Cristo que para sempre marcaram a espiritualidade do cristianismo.

Breve enquadramento

CONCURSO DE IDEIAS PARA A CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO DA
V ULTREIA MUNDIAL DOS CURSILHOS DE CRISTANDADE

REGULAMENTO
O Comité Executivo do Organismo Mundial dos Cursilhos de Cristandade (OMCC), com sede em Portugal, tomou a iniciativa de realizar a V Ultreia Mundial dos Cursilhos de Cristandade, que terá lugar em Fátima, Portugal, no dia 6 de Maio de 2017, data que em simultâneo se comemoram os 100 anos do nascimento de Eduardo Bonnín de Aguiló, 4 de Maio de 1917, e os 100 anos das primeiras aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima, 13 de Maio de 1917.

Para dar corpo à imagem da V Ultreia Mundial, decidimos lançar um desafio aos cursilhistas de todo o mundo, e apelar às ideias e à criatividade de toda a família cursilhista, com o lançamento de um concurso de ideias para a criação do logótipo da V Ultreia Mundial.

...

Mais uma vez o nosso Boletim conta com a colaboração de um Grupo Internacional. Esta colaboração enriquece o seu conteúdo e permite uma maior aproximação de todos cursilhistas às estruturas que os representam.
Nesta edição contamos com a contribuição do GLCC que abaixo se publica.

Neste mês, com base no “Glossário” do novo Ideais Fundamentais, vamos relembrar o significado de algumas das palavras mais importantes no MCC

AFASTADOS
São pessoas que, por circunstâncias da vida ou por decisão própria, se afastaram de Cristo e da Igreja, de forma que para eles a fé cristã não tem relevância vital. Em RM 34, São João Paulo II fala de “baptizados que perderam o sentido vivo da fé ou que não se reconhecem já como membros da Igreja, levando uma existência afastada de Cristo e do Seu Evangelho”. O Papa Francisco, na EG 14, sublinha que a evangelização está essencialmente ligada à proclamação do Evangelho a “quem não conhece a Jesus Cristo” e a “pessoas baptizadas que não vivem as exigências do Baptismo”.
Os afastados constituíram desde o início do MCC uma opção preferente entre os seus destinatários. O MCC pretende levar a Boa Nova do amor de Deus a todas as pessoas, mas especialmente aos afastados.

 

Ocorreu na cidade do Porto no norte de Portugal, no passado dia 8, a presentação mundial do livro Ideias Fundamentais do MCC perante uma plateia de mais de setecentas pessoas.
A cerimónia foi transmitida em directo através da web e pode ser vista nos sites do OMCC (www.orgmcc.org)e da Paulus Editora (www.paulus.pt/omcc) com tradução nos idiomas espanhol, inglês e português.
Neste Boletim se transcreve na íntegra a comunicação na ocasião proferida pelo presidente do Comité Executivo do OMCC

 
 
Powered by Phoca Download